fbpx

Depressão Infantil

Depressão Infantil

Da mesma forma que com os adultos a Depressão também afeta as crianças. A depressão está presente em 1% a 2% das crianças em idade pré-escolar e entre 3% a 8% dos adolescentes. Até o final da adolescência, uma em cada cinco crianças terão apresentado um episódio depressivo mais ou menos grave. Contudo o diagnóstico infantil precisa ser bastante cauteloso, uma vez que as crianças não possuem a facilidade que os adultos possuem para compreender e expressar o que estão sentindo e até mesmo em alguns casos entender e nomear que está deprimida. Primeiro, porque as crianças ainda estão aprendendo a entender e nomear as próprias emoções.

Segundo porque dependem do adulto para dar o significado daquilo que se chama tristeza, ansiedade, angústia. Por isso, é comum somatizarem o sofrimento, queixando-se de dores e incômodos de ordem físicas, porque é mais fácil explicar males concretos, orgânicos, do que um de caráter emocional.

Por isso é extremamente importante estar atento às mudanças de comportamentos, alterações do sono e qualquer mudança na rotina dos pequenos! FIQUE ATENTO A SAÚDE EMOCIONAL DO SEU FILHO SE NECESSÁRIO PROCURE UM PSICÓLOGO!#terapiainfantil #criançatambémtemdepressão #desenvolvimentoinfantil #prevenindoadepressão #trabalhanfohabilidadesemocionais #psicologiainfantil #agapopsicologia #psicologiaporamor