fbpx

Avaliação Psicológica

Avaliação Psicológica

A sua finalidade é investigar, analisar, compreender e esclarecer os aspectos psíquicos e emocionais do paciente, visando obter seu perfil de personalidade, e assim, possibilitar de forma precisa prescrições de intervenções e tratamentos quando necessários. Após essa avaliação psicológica, orientações, indicações e prognóstico passam a ser possíveis.

Algumas situações onde o psicodiagnóstico se faz necessário:

– Comportamentos excessivos ou inadequados: agressividade, impulsividade, intolerância, irritabilidade, isolamento social entre outros.
– Distúrbios alimentares e do sono.
– Suspeita de violência, abuso ao menor, bullyng.
– Dificuldades escolares: comportamentos inadequados, falta de adaptação, problemas de aprendizagem.
– Disputa de guarda do menor.
– Suspeita de uso de drogas / álcool
– Verificar o impacto psicológico em situações críticas: luto, separação, chegada de um irmãozinho, entre outros.

Solicitado por pais, familiares, cuidadores, médicos e escolas, o psicodiagnóstico é realizado com instrumentos diferentes respeitando a idade do paciente( criança, adolescente, adulto). O psicólogo utiliza-se de ferramentas precisas como: entrevistas, testes, jogos, desenhos além da escuta direcionada.

Esse trabalho representa, portanto, etapa necessária e preliminar para diversos tipos de intervenções e tratamentos, pois a avaliação psicológica além de esclarecer o perfil psicológico do paciente, também procura elaborar a melhor forma de intervenção a ser abordada, sendo assim um importante auxiliar na elaboração de determinados diagnósticos e prognósticos.

Duração da Avaliação Psicológica varia entre 7 a 12 encontros finalizando com entrega de um laudo descrevendo os resultados em uma devolutiva aos responsáveis do paciente. Vale ressaltar que em todas as situações acima citadas, somente o psicólogo está habilitado por lei a exercer essa função e o sigilo profissional garante a integridade do indivíduo.